AMAU recebe visita da Fainors com intuito de fortalecer parcerias sobre a cultura italiana
03/05/2023 14:03 em Estado

Nesta terça-feira (2), o presidente da Federação das Associações Italianas do Norte e Nordeste do RS (Fainors), Marcos Dalla Rosa, esteve na sede da AMAU em Erechim e foi  recebido pelo presidente, Marcelo Arruda, que também é o prefeito de Barra do Rio Azul.

Na ocasião, foram apresentadas sugestões para fortalecer parceria com municípios do Alto Uruguai de colonização italiana e  projetos para preservação da língua italiana. Além disso, o presidente da Fainors, Marcos Dalla Rosa, convidou a AMAU, para participar da viagem de 18 dias para Itália e França, que acontece em setembro deste ano.

No próximo dia 10, às 19 horas, na sede da Fainors, na Rua Torres Gonçalves, n° 731, acontecerá uma reunião com os interessados em participar da viagem, assim como conhecer o programa e roteiro: “também sugerimos a inclusão no 4º volume do livro ‘150 anos da imigração italiana’, dos municípios da AMAU”, salientou Dalla Rosa.

Além disso, também foi abordado na reunião sobre a possibilidade da instalação do ‘Leão de San Marco’, símbolo oficial da região do Vêneto na Itália, em praças dos municípios da AMAU, que tenham a colonização italiana na sua origem.

Com relação às aulas de italiano, ministrada pela Fainors na região Alto Uruguai, os dois presidentes falaram sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido por alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental nos municípios de Barra do Rio Azul e Ponte Preta.

O presidente da AMAU, Marcelo Arruda, afirma que: “nossa região é colonizada por várias etnias, entre elas as italianas. Acredito que nossa associação de municípios, pode ajudar e muito, para que possamos preservar a cultura dos países de origem, que estão incrustados no nosso dia a dia”.

 

Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

COMENTÁRIOS