Credibilidade: jornais do interior ampliam audiência no RS
25/06/2021 10:09 em Novidades

A pandemia do coronavírus forçou uma nova realidade nos hábitos e comportamentos da sociedade. Neste contexto de mudança, as mídias sofreram transformações nunca antes experimentadas, em um curto espaço de tempo. Com isso, a relevância e a responsabilidade dos veículos de comunicação aumentaram, sobretudo, dos locais.

 

A necessidade de informações locais

“Com o impacto direto sobre todos nós, a pandemia criou a necessidade de obtermos informações locais, sobre nossa cidade, nosso bairro, nossa rua”, observa o presidente da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI-RS), Adair Weiss.

 

Confiança e credibilidade

Ele relembra as dificuldades dos jornais impressos de se mostrarem relevantes e influentes antes da pandemia, quando muitos achavam que os impressos acabariam. “Hoje, as pessoas podem até entrar pelas redes sociais, mas procuram nossos jornais e portais o tempo todo para checar. Elas querem confirmar, saber e entender o micro, o local, o serviço prestado em cada cidade ou comunidade. Com isso, nossa responsabilidade se amplia e confirma a credibilidade dos jornais. A sociedade retoma sua percepção sobre a importância destes veículos para a articulação e crescimento locais”, conclui.

 

“A população precisa de fontes confiáveis”

A informação é corroborada pelo jornalista e consultor de meios de comunicação, Eduardo Tessler, que tem dedicado os últimos anos para compreender o fenômeno da transformação. Ele também percebe a retomada das mídias regionais e locais. “A população precisa de fontes mais confiáveis e mais próximas. É muito mais lógico eu ser de Lajeado ou Santa Maria, de Erechim e confiar nos jornais da minha cidade do que acreditar nesses tantos sites que surgiram, sabe-se lá, de onde e que frequentam grupos nas redes sociais”, salienta.

 

 

Nicho de atuação

 

Tessler ressalta que o crescimento dos meios regionais é um movimento verificado em todas as partes. Mas alerta ser necessário estes veículos de comunicação perceberem qual o seu nicho de atuação para não perderem audiência. Por isso, não basta replicar conteúdos nacionais e estaduais sem trazer o reflexo local destas notícias.

 

 

Pautas locais

“Ainda se vê o erro de jornais de uma cidade de 50, 100 mil habitantes querendo falar de Brasília, ou do Flamengo. Não quer dizer que o governo federal não é importante, mas tem de entregar a informação mastigada, com o viés necessário para aquele povo, daquela localidade”, pontua.

 

 

 

Um dos exemplos da expansão da audiência é o próprio Jornal Bom Dia, que com a ampliação de plataformas digitais, cresce de forma perene (jornal impresso, TV, site, redes sociais, aplicativos e agora rádio) 

 

Com a modernização do portal, utilização das redes sociais e demais mídias integradas, o Grupo Bom Dia de Comunicação, hoje tem quase 110 mil seguidores, e nos últimos 30 dias atingiu quase um milhão de pessoas, de acordo com dados do Google Analytics  e quase 570 mil pessoas engajadas nas publicações.

 

O online e impresso agregados a TV e rádio, com as redes sociais, permitem impactar o público em diferentes formatos e plataformas, criam uma robustez no conteúdo.

COMENTÁRIOS