“Avaliar é Tri RS” é concluída com mais de meio milhão de participantes
22/06/2021 09:46 em Novidades

Para a coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Juliane Bonez, a iniciativa foi uma experiência valiosa

A avaliação diagnóstica “Avaliar é Tri RS” foi concluída na última quarta-feira, (16) de junho, com a participação de mais de 500 mil estudantes da Rede Estadual. O número, que é inédito na história dos exames educacionais já realizados no Rio Grande do Sul, é resultado de ampla participação da comunidade escolar gaúcha.

Pais, professores, familiares, responsáveis, Círculos de Pais e Mestres (CPMs) e equipes diretivas se envolveram ao máximo para garantir o cumprimento das aplicações dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A partir do lançamento dos dados das provas concluídas, os resultados individualizados de cada aluno ficarão disponíveis na plataforma do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Por meio desta devolutiva, a Seduc irá colocar em prática um plano de ação pedagógica para reforço e recuperação das aprendizagens perdidas.

De acordo com a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a partir dos resultados, será possível aferir o conhecimento adquirido no ano de 2020 e reforçar os conteúdos que precisam ser trabalhados em 2021. "Tivemos uma grande mobilização por parte das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), das equipes diretivas, professores, familiares e estudantes. Este é o primeiro passo para que possamos recuperar o que ficou para trás durante esse mais de um ano sem a realização de aulas presenciais. Agradeço a todos os envolvidos pelo comprometimento”, destaca a secretária Raquel.

15ª Coordenadoria Regional de Educação

A coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Juliane Bonez, destaca que o Avaliar é TRI foi uma experiência valiosa. “O prazo das provas acabou na semana passada, e a Secretaria de Educação está em construção do diagnóstico. Logo receberemos uma avaliação por estudante, para sabermos onde precisamos atuar. Foi uma experiência que teve alguns percalços, porque é a primeira que é feita dessa forma (online)”, pontua. Juliane ainda ressalta que a iniciativa é a base das próximas ações da secretaria, como a formação de professores e materiais. “O planejamento passa por essa avaliação, e nós estaremos trabalhando na organização. Avaliação diagnóstica, planejamento, ação e avaliação diagnóstica. Esse será o caminho de atuação de agora em diante. Foi de fundamental importância para construirmos esse habito. Sabemos onde queremos chegar, mas primeiramente, precisamos descobrir onde estamos”, finaliza. 

COMENTÁRIOS