Erebango: futuras mamães recebem orientações com fisioterapeuta
02/02/2022 15:41 em Região

Na última segunda-feira (31), na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde de Erebango, foi realizada mais uma atividade do Grupo de Gestantes. 

Desta vez as futuras mamães puderam obter mais informações, compartilhar experiências e esclarecer dúvidas a respeito do tema: ‘A importância da preparação do assoalho pélvico para o parto e orientações sobre as atividades diárias durante a gestação’. A convidada foi a fisioterapeuta, Samara Vechiatto.

Mudanças no corpo e cuidados da postura

Na primeira etapa do encontro foram citadas as diversas alterações que o corpo da mulher passa durante a gravidez, com um foco mais expressivo no assoalho pélvico. “É uma região que precisa ser preparada para um parto mais seguro e com menos sofrimento. Também comentamos sobre as mudanças que ocorrem na postura física da mulher. Por isso, foi entregue a elas uma cartilha com orientações sobre cuidados ao exercer atividades básicas do cotidiano, a exemplo dos serviços domésticos, a maneira correta de dormir, sentar e levantar, entre outros aspectos, com o intuito de amenizar as dores lombares, as sobrecargas em joelhos e tornozelos por exemplo”, explicou Samara.

Exercícios físicos: importantes aliados

A importância de realizar exercícios físicos foi outro ponto abordado pelo grupo, considerando que nessa fase da gestação, o corpo da mulher precisa de atenção especial. “Boa parte de sua estrutura óssea é alterada e o excesso de carga, em conjunto com movimentação limitada e a má postura, desgastam as articulações, enfraquecem os músculos e, consequentemente, causam dores em diversas regiões do corpo da gestante”, alertou a fisioterapeuta.

Desse modo, vale reforçar que, além de boa alimentação e exames solicitados pelo obstetra, é preciso fortalecer a estrutura física para desenvolver o bebê com desgaste mínimo no corpo e garantir que o parto aconteça naturalmente, sem complicações, e tudo isso, com a atenção em proporcionar conforto para a mãe durante sua gravidez. Na fase final foram propostos alguns exercícios simples mas de muita relevância, como alongamentos, relaxamento, verificando a forma correta da respiração, principalmente para utilizar em momentos de muita ansiedade pela chegada do bebê, e também a prática voltada à mobilidade articular, visando um trabalho de parto mais tranquilo e menos doloroso.

Samara esclareceu, ainda, sobre a fisioterapia pélvica ou direcionada à saúde da mulher de modo geral. “Mesmo que ela ainda não seja tão conhecida, desenvolve um papel muito importante tanto na gestação quanto no parto e no pós-parto, prevenindo muitas disfunções no assoalho pélvico, como por exemplo a incontinência urinária”, ressaltou.

Na próxima semana acontece mais um encontro das gestantes e a profissional será a médica ginecologista e obstetra, Vanessa Faresin.

COMENTÁRIOS