R16 caminha para imunizar 50% da população com esquema vacinal completo
27/08/2021 10:04 em Novidades

Nesta quinta-feira, 26, o Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU realizou reunião para avaliar o cenário pandêmico da região alvo de monitoramento, com 34 municípios e aproximadamente 240 mil habitantes.

Segundo dados da Plataforma Regional de Monitoramento (PRM), a região vive um momento positivo, com apenas 197 casos ativos e taxas de ocupação das estruturas hospitalares em patamares aceitáveis para o período.

Com relação à imunização, importante medida de prevenção e enfrentamento da covid-19, a região está na segunda posição entre as 21 regiões do Estado, com 172.281 pessoas imunizadas com a primeira dose (72,21%) e 96.910 pessoas com segunda dose ou dose única (40,62%), sendo que o Comitê trabalha para manter os indicadores em bons níveis.

Durante a análise realizada nesta quinta-feira, algumas alterações, contudo, foram verificadas, em especial com o surgimento de casos positivos em Nonoai, provavelmente pela proximidade com Santa Catarina. “Estamos atentos as movimentações do cenário pandêmico e não podemos perder o que conquistamos mediante a adoção de várias ações, imunização e colaboração dos setores produtivos e da sociedade”, pontua o membro do Comitê, Jackson Arpini.   Segundo ele, é possível perceber uma pequena resistência de algumas faixas etárias (principalmente mais jovens) na realização da imunização, o que preocupa o colegiado regional. Nesse sentido, Arpini faz um chamamento para que a juventude de imunize. “A vacinação é extremamente importante e é uma medida de prevenção, mas também uma ação coletiva, pensando no bem de todos”, pontua.

A partir do cenário mais amistoso, quando comparado a episódios anteriores, o Comitê da AMAU visualiza dois desafios: manter firme as medidas de prevenção e observância dos protocolos sanitários vigentes; e não medir esforços para atingir, inicialmente, 50% da imunização completa, permitindo chegar, na sequência, ao patamar máximo de 100%, o que permitiria transpor o cenário pandêmico.

COMENTÁRIOS