Viadutos: à procura de mais colaboração cultural
17/08/2021 10:11 em Novidades

A Associação Amigos da Estação Ferroviária de Viadutos está dando sequência ao trabalho voluntário de revitalização da Estação Ferroviária no município, feito com doações e a colaboração de apoiadores. Neste momento, segundo a presidente da entidade e arquiteta urbanista, Larissa Detoffol Bez Luchini, a associação está precisando de tijolos. “Tijolos de barro, que serão usados para construção dos muros no projeto de entorno do parque ferroviário da nossa estação”, afirma.

A arquiteta comenta que a equipe inclusive pode ir buscar as doações de tijolos. “Desmanchamos se necessário”, afirma. Ela acrescenta que o material será utilizado para construção de uma vila cultural, em miniatura, em escala menor. “E para baixar custos da obra reutilizaremos tijolos”, observa.

Associação

A iniciativa em resgatar e preservar o patrimônio histórico de Viadutos é liderada por um grupo de mulheres. E como há muito trabalho a ser feito ainda, a entidade não para e está em busca constante de mais materiais necessários para implantar o projeto.

Projeto

Conforme Larissa, o objetivo é restaurar o prédio da Estação Ferroviária de Viadutos, construído em 1908, e melhorar todo o seu entorno para uso público.

No local será implantado uma biblioteca com material da colonização, Museu de Imagens e dos ferroviários, um memorial das famílias colonizadoras. Além disso, haverá local para caminhar, pedalar, espaços de convivência.

COMENTÁRIOS