Aulas 100% presenciais retomadas na Educação Infantil
17/08/2021 09:59 em Novidades

Na manhã desta segunda-feira (16), alunos das escolas municipais e particulares, com vagas compradas pelo poder público, retornaram às atividades 100% presenciais, após um longo período seguindo o modelo híbrido ou remoto.

            Em função do novo decreto imposto pelo Governo do Estado, permitindo o distanciamento de apenas 1 metro por criança, as instituições de ensino puderam abrir suas portas para todos os pais ou responsáveis que desejaram ver os filhos frequentando ao vivo e a cores.

            Na Escola de Educação Infantil Toquinho de Gente, a equipe diretiva afirma que nada substitui a presença física entre professor e criança, e entre a criança e seu grupo de amigos. “É nas relações entre pares, que se pode estabelecer vínculos afetivos e construir aprendizagens significativas sobre si e sobre o outro, no qual consolida sua percepção enquanto sujeito”, relata a diretora Iolanda Vieira de Camargo.

            Após meses de espera, a instituição teve o tão esperado retorno integral. “A escola em si é muito importante para as crianças, nós como equipe diretiva e nosso grupo de professores, acreditamos que lugar de crianças é na escola. Os espaços são pensados e planejados para atender as singularidades de cada um, além de garantir a aprendizagem, que na Educação Infantil, acontece por meio das interações e brincadeiras. Na escola o aluno encontra um ambiente seguro e acolhedor para que seu desenvolvimento aconteça nos âmbitos emocional, cognitivos, motor e social”, explica a profissional.

 “As relações mediadas pelo professor fazem com que as crianças aprendam a respeitar opiniões, serem solidárias e participativas”

            Com relação aos cuidados tomados contra a covid-19, a diretora conta que protocolos estão sendo seguidos. “Aferição da temperatura e uso do álcool gel e álcool líquido nas mochilas já fazem parte do dia a dia das crianças. As salas referências sempre bem ventiladas e higienizadas. Além de aproveitar ainda mais nossos espaços externos, que são amplos e convidativos ao brincar”, salienta.

            A pandemia trouxe à tona, a importância do estar ao ar livre. Na Educação Infantil estar em contato com a natureza em um ambiente amplo para brincar e explorar, faz toda a diferença no desenvolvimento. “Nossa escola tem um amplo parque, o qual já era muito utilizado antes da pandemia e agora se evidencia ainda mais. Todas as crianças deveriam ter essa oportunidade de poder brincar em lugares amplos, com árvores, terra e outros espaços planejados para o brincar intencional e espontâneo”, conclui.

COMENTÁRIOS