Frio intenso e geadas podem causar prejuízo às culturas de cana-de-açúcar e mandioca
04/08/2021 09:52 em Novidades

A região do Alto Uruguai passou por uma das mais intensas frentes frias dos últimos anos, com geadas consecutivas nos dias 28, 29 e 30 de julho, as quais provavelmente terão consequências para a agropecuária da região. O frio intenso registrado na semana passada, acompanhado de formação de geada, queda de granizo e até neve em alguns locais, influencia diretamente as culturas.

Foram observadas perdas significativas na cultura da cana-de-açúcar, nas áreas ainda não colhidas, mais distantes do vale do Rio Uruguai, segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Carlos Angonese.  No vale do Rio, principal região de cultivo da cana, as perdas ainda precisam de uma avaliação mais acurada, a ser realizada com o passar dos dias.  A neblina que protege os cultivos na costa do Rio, neste período, teve sua formação mais tarde (próximo do amanhecer) e os cristais de gelo (geada) se formaram em todo o vale, mas de forma menos intensa do que no restante da região. Esta situação deverá diminuir a oferta de açúcar mascavo e de melado no mercado.

Com relação à mandioca, segundo Angonese, não há previsão de perdas para a safra deste ano, entretanto esta cultura dever sofrer consequências negativas para o futuro, uma vez que as temperaturas abaixo de 0°C inutilizaram o material vegetativo não protegido/abrigado das geadas. Dessa forma, no próximo ano deve haver redução na oferta de ramas de mandioca para implantação da nova safra.

Angonese ressalta que em todas as culturas as perdas necessitam de um tempo maior para serem quantificadas, uma vez que os danos por geada podem atingir os pontos de crescimento da planta, causando perdas mais significativas, ou apenas queimando folhas.

COMENTÁRIOS