Semana de volta às aulas
03/08/2021 10:16 em Novidades

A semana deve ser marcada pela volta às aulas para milhares de alunos tanto da rede básica quanto do ensino superior em Erechim. Nesta segunda-feira (2), retornaram os discentes do Colégio Marista Medianeira, São José, escolas da Rede Municipal de Ensino e cursos de graduação e pós-graduação da URI.

            Na grande maioria das instituições o período de recesso escolar para os estudantes foi de duas semanas. Quanto aos professores, as férias foram de menos tempo, visto que as escolas aproveitaram o prazo para realização de formações pedagógicas com os educadores.

Rede Estadual

            Já a quarta-feira-feira (4), deve ser de volta às aulas para as escolas da rede estadual da 15ª Coordenadora Regional de Educação. Conforme a coordenadoria, Juliane Bonez, a expectativa é de esperança. “Dentro das perspectivas atendidas, estamos com retorno significativo. Hoje devemos receber as orientações para o segundo semestre e na quarta-feira retornam as nossas escolas. Estamos cuidando os protocolos de saúde, as escolas estão bem equipadas, com segurança e o retorno pedagógico presencial é necessário, cuidando o percentual de ocupação do plano de contingência de cada instituição. Acreditamos que é na presencialidade que podemos fazer a diferença na educação. Foi um tempo remoto, mas necessário. Seguiremos no modelo híbrido, na esperança de que vamos retornando a um normal diferente, no entanto, com a presença dos estudantes na escola”, afirma Juliane.

Rede Municipal

            Mais de sete mil estudantes retornaram às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino, de forma escalonada. O segundo semestre nas 18 escolas públicas iniciou seguido todas as orientações aprovadas pelo COE-Municipal, além do uso de materiais como álcool em gel, máscaras, verificador de temperatura e tapetes sanitizantes, disponíveis nas instituições. "Notamos lacunas nas crianças por terem ficado aquele período do ano passado afastados das escolas. Felizmente, retornamos mantendo todos os cuidados, e agora, nossas equipes estão focadas em estimular também a fala, a socialização e ampliando os horizontes na alfabetização e na continuidade do aprendizado", revela a secretária responsável pela pasta, 

            Alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Regional Integrada retornaram às aulas de forma presencial nesta segunda-feira, (2), depois de um ano e meio tendo convivido com aulas remotas ou síncronas.

            O uso de máscara, álcool em gel em todas as salas de aula e aferição de temperatura na entrada dos prédios, além de outras orientações, são hábitos imprescindíveis na instituição.

            Entre os alunos, havia uma expectativa muito grande para a retomada das aulas presenciais. Os 22 discentes do segundo semestre de Odontologia, mesmo tendo apenas um semestre de aulas online, não viam a hora de retornar. “Estamos felizes. Nada se compara com a interação com os professores e os demais colegas, contribuindo com a qualidade do ensino”, resume a acadêmica Emanuelle Fernandes.

            Aos alunos que estão impedidos de voltar às aulas neste momento, a norma é realizar, por escrito, solicitação de atividades domiciliares junto ao Centro de Atendimento, que serão analisados pela Direção Acadêmica.

 

            As turmas com número maior que o permitido de alunos pela área da sala de aula, ficam sob orientação do professor responsável, que adaptará a metodologia de acordo com a disciplina e em consonância com a coordenação do curso, mantendo aulas híbridas em períodos alternados de grupos ou outra solução similar que permita a realização da aula respeitando os protocolos.

COMENTÁRIOS