O ingresso de uma frente fria em todo o sul do país a partir desta terça-feira (27) deve causar segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), áreas de instabilidades com chuvas fortes e muito frio em toda a região sul do país.
O causador desta situação deverá ser uma massa de ar polar, somada a uma frente fria que chega à região e se choca com outra de ar quente, que está em vigor deste do fim de semana, provocando um sistema de baixa pressão. O resultado será risco de temporais em alguns locais com risco de granizo, raios e ventania.
Frio deve chegar a -4°C na região
As temperaturas também irão despencar com a mínima prevista para hoje de 5°C e já na quarta-feira (28) as mínimas na região do Alto Uruguai deverão ser de -4°C com a possibilidade de geada principalmente nas áreas de vales. Essa deverá ser a pior onda de frio deste inverno segundo os meteorologistas. A previsão é que o frio com temperaturas negativas e próximas aos 0°C, seguirão até o 1° de agosto.
Alerta de Geada Negra na agricultura
De acordo com Emater os bananicultores, fumicultores dos municípios lindeiros ao Rio Uruguaio devem evitar a retirada e transporte desses produtos
Hortas comerciais, plantas ornamentais, frutas tropicais (maracujá entre outras culturas), variedades precoces de frutas de clima temperado terão risco alto de danos intensos por geada e vento gelado conhecido como “geada negra”.
Também atenção na piscicultura em que os produtores devem elevar o nível dos açudes. E os produtores de trigo precoce em fase reprodutiva, poderá ser danificada a produção.