Centro de Especialidades Odontológicas é referência em atendimento especializado
23/07/2021 10:37 em Novidades

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Centro de Estágios e Práticas Profissionais da URI (URICEPP), tem uma importância significativa aos pacientes com necessidades especiais de Erechim. Ele foi inaugurado em 2014, com o objetivo de prestar tratamentos especializados em odontologia por meio do SUS nas áreas de periodontia, pacientes com necessidades especiais, cirurgia, endodontia e diagnóstico com ênfase em câncer de boca.

A área de atendimento a pacientes com necessidades especiais (PNE) é referência no município. Antes da criação do CEO em Erechim, estes pacientes não possuíam atendimento odontológico pelo SUS. Dados nacionais demonstram que em torno 24% da população brasileira possui alguma deficiência, sendo de fundamental importância políticas inclusivas e de atenção a este público. Parcerias com entidades como APAE, AQUARELA Pró-Autista, ADAU, ADEVE, entre outras, têm facilitado o acesso destes pacientes ao serviço.

O atendimento em consultório odontológico do PNE envolve qualificação específica por parte do cirurgião-dentista. Técnicas de condicionamento e preparo são necessárias, principalmente para pacientes com alterações intelectuais. Muitos deles possuem condições de saúde bucal precárias devido a dificuldade de higienização bucal. Alguns, inclusive, podem vivenciar quadros de dor, mas devido a deficiência intelectual, não conseguem relatá-los. É de fundamental importância, por isso, o cuidado preventivo e curativo de doenças bucais nestes pacientes para que possam ter melhor qualidade de vida.

O serviço é mantido por uma parceria entre Governo Federal, através do Programa Brasil Sorridente, governo do estado e município com a URI Erechim. O Curso de Odontologia, através de suas clínicas, profissionais e professores fornecem o atendimento para a população. A vinculação dos cursos de área de saúde com o SUS segue as diretrizes curriculares nacionais recomendadas pelo Ministério da Educação, propiciando ambiente de práticas para os alunos na esfera pública.

Para ter acesso aos serviços, os usuários do SUS devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e passar por avaliação odontológica atestando a necessidade de encaminhamento para o CEO/URI. Os interessados podem esclarecer suas dúvidas ligando para o telefone 3520-9000 (ramal 9304).

COMENTÁRIOS