Campeonatos Municipais estão de volta
21/07/2021 10:46 em Novidades

Na última sexta-feira (16), o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Erechim, Neidmar Alves, participou do Programa Virando o Jogo da TV Bom Dia e esclareceu algumas dúvidas referente às competições.

O secretário destacou a importância do retorno dos Campeonatos Municipais para a cidade e região. Segundo ele, houve grande organização para que estes eventos se tornassem realidade. “Construímos um calendário que gira em torno de dezoito modalidades para o ano de 2021. Estamos vivendo um momento de pandemia e temos que respeitar isso, somos um poder público e carregamos este dever. Algumas modalidades já estão acontecendo, como a Bocha, e outras que acontecerão. Há possibilidade de termos, inclusive, um torneio extra para cada modalidade, porque há muita procura e as pessoas realmente querem”, revelou.

 

Protocolos rígidos

Por conta da pandemia enfrentada atualmente, é preciso que todas as medidas sanitárias sejam respeitadas à risca pelos envolvidos de forma direta ou indiretamente. “Evidentemente estamos seguindo com total rigidez os protocolos de combate à pandemia. Nos preparamos para isso com a aquisição de todos os materiais necessários. Contamos com assessoria contínua do Comitê Covid, que nos dá total apoio. Esperamos a sensibilidade dos atletas para compreenderem como está funcionando. A chegada no local e o comportamento deve ser mantido de modo a respeitar esses protocolos”, destacou.

 

Esporte promove a saúde

“O Departamento de Esportes entende claramente que o esporte promove a saúde. A legislação já defende a prática esportiva como sendo essencial para a condição física das pessoas. Deixamos claro que não temos a opção de permitir presença de público. É um momento transitório. Tudo nos faz crer que ano que vem, será um período de retomada. Vamos tentar deixar algumas competições para o último trimestre para que, se tivermos alguma mudança protocolar, tenha a presença de espectadores no local. Neste momento, ainda não”, disse o secretário.   

 

Prioridade aos grupos menores

Alguns esportes já tiveram seus retornos assinalados, como é o caso do pingue-pongue e de bocha, que ainda está em andamento. “O tênis de mesa já foi realizado no ginásio do SESI e com a aprovação de todas as equipes. A competição de bocha está acontecendo. Temos o handebol, basquete que acontecerão. O xadrez é importantíssimo para o desenvolvimento da parte cognitiva dos envolvidos. Procuramos dar prioridade às competições que tem grupos menores de envolvidos na tarefa. Aguardamos o clima se aproximar do verão para a realização do futevôlei, beach tennis, beach soccer, para poderem acontecer”.

 

Inscrições virtuais

As inscrições para algumas competições já estão abertas e podem ser feitas, neste ano, de forma virtual. “Estão abertas as inscrições para o futsal, basquete, xadrez, handebol e voleibol. O período de término das inscrições é no mês de agosto. As competições de verão serão realizadas no último quadrimestre, na expectativa de retorno de público. Para todas as modalidades as inscrições são online. Os coletivos que gostam de se fazer presente para realizar estas inscrições, também podem fazê-lo. É uma grande novidade, facilidade e um avanço. Algumas pessoas trabalham e não tem disponibilidade, agora podem se inscrever de forma online também”, manifestou.

 

Locais dos eventos

Um dos esportes mais aguardados anualmente é o futsal, na categoria masculino, com três divisões no modelo livre, que terá sua realização no Ginásio do Atlântico. “Firmamos parceria com o SESC, com o SESI, o CER Atlântico e estamos nos preparando para uma reforma no nosso Ginásio Poliesportivo Municipal Bela Vista, para receber inúmeras competições em breve. São fundamentais estas parcerias, que ao longo dos anos levantaram estruturas que nos dão possibilidade de realizar as especificidades de cada competição esportiva. Se for possível, no ano que vem, algumas modalidades deverão continuar acontecendo no ginásio do Atlântico Futsal, que tem reconhecimento nacional, e o erechinense que é apaixonado por esporte, poderá usufruir desta qualidade”, enfatizou.

 

Expectativa

“Estamos qualificando nossos espaços. Queremos o Ginásio Municipal do Bela Vista à nossa disposição. O nível das equipes na edição 2021 é o que se tem muita expectativa, porque apresentar um bom rendimento em meio a tantas dificuldades não é fácil. Não se entra em uma competição sem a intenção de chegar às finais, esta é a nossa grande dúvida. Será desafiador para todos os competidores”, analisou.

 

Convite à comunidade 

O secretário Neidmar Alves, anunciou que todos que tiverem interesse em participar do Campeonato Municipal, estão convidados. “Convido todos para que participem. Erechim é uma cidade diferenciada no Estado em termos de esporte. Estamos em meio a um problema de saúde, precisamos enfrentar isso com cautela. Temos boas condições de vacinação, em especial na nossa região. Quero deixar claro que estamos equipados de forma a combater esta pandemia. Temos protocolos muito rígidos, sem ter tido nenhum apontamento negativo ao que já apresentamos. Queremos as equipes que tradicionalmente participam conosco e ainda esperando que outras que são novidades possam surgir”, reforçou.   

COMENTÁRIOS