Offline
Expectativa pelos acessos asfálticos no Alto Uruguai
Novidades
Publicado em 01/07/2021

A pavimentação asfáltica sempre foi uma das principais demandas de governantes do Alto Uruguai Gaúcho. Divulgado no último mês, o projeto Avança RS confirmou a conclusão de acessos para quatro cidades (Centenário, Cruzaltense, Ponte e Preta e Mariano Moro), além de reforçar o apoio a projetos em andamento, como em Barra do Rio Azul e rever outros juntos ao DAER, casos de Entre Rios do Sul e Quatro Irmãos, por exemplo.

Agora os gestores municipais aguardam o início da abertura de editais para obras e recuperação, que devem ser concluídas até junho de 2022 e segundo o governador Eduardo Leite, “estas obras não são uma proposta de ano eleitoral”.

O prefeito de Barra do Rio Azul e presidente da comissão dos municípios sem acessos asfálticos da Federação dos Municípios do Alto Uruguai (FAMURS), Marcelo Arruda, destaca o esforço do governo do estado para tentar resolver 50% dos problemas dos municípios sem asfaltos. “O que mostrávamos para o governo nas reuniões, era que os trechos que faltavam ser asfaltados eram de 3,4 km, sendo a região do Alto Uruguai, uma das mais afetadas. De 32 municípios, 10 não tinham pavimentação”, explana.

 

Barra do Rio Azul

Arruda destaca os projetos realizados em parceria, entre municípios e governo estadual, é o caso dos 12 km anunciados no projeto entre Erechim, Aratiba e Barra do Rio Azul. “Neste caso o estado entrou com 80% dos recursos e o restante, cerca de 20%, os municípios vão custear para viabilizar as obras e assim resolver essa demanda na região”, pontua o prefeito.

 

Centenário

A ERS 477, batizada de “Estrada do Desenvolvimento”, irá receber o maior número de recursos no Alto Uruguai. Serão mais de R$ 11 milhões para 7 km de pavimentação. O trecho irá ligar as cidades de Áurea à Centenário e também concluir a primeira parte do projeto de ligação inter-regional com a parte nordeste do estado.

O prefeito de Centenário, Genoir Marcos Florek, destacou que está agendado uma reunião com o DAER para saber detalhes sobre o encaminhamento da obra. “Seguimos diariamente trabalhando para o projeto que foi confirmado seja realizado o mais breve possível. Pois esta será uma obra de grande importância para diversos setores do nosso município, como saúde, educação e agricultura”, pontuou.

 

Cruzaltense

No município cruzaltino será concluído o primeiro trecho da ERS 483, que inicia em Campinas do Sul e segue até Entre Rios do Sul. O prefeito Joarez Sandri, explica que a expectativa é que em 60 dias os projetos estejam finalizados e as obras comecem até o fim de 2021. “Temos acompanhado diariamente as demandas, foram solicitadas algumas alterações no projeto, mas os prazos estão dentro do programado para a realização dos 3,7 km que faltam para o asfalto ligar Campinas do Sul a Cruzaltense”, ressalta.

 

Ponte Preta

O trecho de 3,9 km entre Ponte Preta e Barão de Cotegipe já teve seus recursos anunciados para a realização da obra em outros anos e foi reafirmado pelo governador Eduardo Leite para ser concluído.

O prefeito de Ponte Preta, Josiel Griseli, lembra que o projeto de licitação já está sendo revisado. “Ele já foi aberto neste ano por duas vezes, mas acabou sendo revisado pelo tribunal de contas do estado. Nossa expectativa é que em até 60 dias tenhamos a conclusão deste projeto. Sendo realista, acredito que o início da obra possa acontecer apenas no primeiro semestre de 2022”, destacou.

 

Benjamim Constant do Sul

A ERS 487 também receberá a primeira parte de pavimentação da rodovia, que tem início no entroncamento da RSC 480, em São Valentim, e segue até o município de Faxinalzinho.  Nesta primeira parte serão realizados cinco quilômetros de asfaltamento. 

Segundo o prefeito de Benjamin Constant do Sul, Nilton Jose Valentini, uma reunião com representantes do DAER e o Governo do Estado deve acontecer nos próximos meses. “Tenho conversado muito com parlamentares estaduais sobre essa obra, acredito que a licitação seja aberta no início de setembro, estamos concluindo as atualizações do projeto e desta forma em outubro, possamos ter o início das obras, que além do asfaltamento terá a realização no trevo no encontro da RSC 480 com a ERS 487”, pontuou.

 

Mariano Moro

Na ERS 426 entre Mariano Moro e Severiano de Almeida, faltam 3,7 quilômetros que foram anunciados para serem concluídos. De acordo com o prefeito de Mariano Moro, Irineu Fantin, a expectativa é que a obra aconteça ainda em 2021, pois o governador deve visitar a região para falar sobre os projetos. “Eu acredito na palavra do deputado federal, Carlos Gomes, que tem trabalhado para realização desta obra e conversado sobre o tema diretamente com o governador Eduardo Leite”, destacou.

 

AMAU

Presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e também prefeito de Erechim, Paulo Polis, destacou estar confiante no projeto lançado pelo governador Eduardo Leite. “Se todas as obras forem feitas será um grande avanço para o Alto Uruguai. Trinta dias depois do anúncio, uma delas já tem a ordem de serviço. E isso é um bom sinal, de que desta vez iremos ser sim, contemplados”, finalizou

Comentários