Vereador sugere a criação de um dia municipal contra a violência na política
29/06/2021 15:56 em Novidades

Diante do preocupante aumento de casos de violência ocasionados em razão de discordâncias políticas/ideológicas no país, o vereador William da Luz (PT) sugeriu, durante a sessão ordinária da última segunda-feira (28), a inclusão no calendário oficial de eventos do município um dia contra a violência na política. Segundo o parlamentar, é cada vez mais latente a possibilidade de o Brasil tomar um rumo semelhante ao que se observa em muitas nações da América Latina, em especial o México, que tem acumulado assassinatos políticos nos últimos meses. Após a sessão, o pedido de providências foi encaminhado ao setor competente do Poder Executivo.

 

“A política e o direito surgem respectivamente na Grécia Antiga e no Império Romano para substituir a força bruta, o linchamento, o arbítrio e a guerra constante”, recorda William, frisando que a democracia brasileira une os dois conceitos. “É caso de profunda angústia que ainda existam em pleno século XXI recorrentes casos de um problema que já tem respaldo de resolução desde a antiguidade”, lamenta.

 

Segundo o vereador, o forte sentimento antipolítica existente atualmente entre a população brasileira tem a violência como um dos principais fatores, implicando no desgaste das instituições democráticas. “A violência afasta as pessoas da participação política, negando através do medo o exercício pleno da cidadania através da representação, da fiscalização das gestões dos governos e do controle de políticas públicas. O uso de força física como estratégia política viola os direitos de expressão e de livre pensamento da população”, completa William.

COMENTÁRIOS