Em sessão especial, destaques culturais do município recebem o Certificado Professora Alba Albarello
25/04/2023 16:06 em Cultura e Artes

Foram homenageados os escritores Luiz Ademir da Rosa, Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa e Zeni Teresinha Bearzi

 

O início da tarde desta segunda-feira (24) foi marcado por homenagens e emoção no plenário da Câmara erechinense. Criado no ano passado, o Certificado Cultural Literário Professora Alba Albarello foi entregue pela primeira vez, em sessão especial, que contou com um grande público na Casa do Povo, além da presença da secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, e da presidente da Academia Erechinense de Letras, Helena Confortin. 

Na ocasião, receberam a homenagem o professor e escritor Luiz Ademir da Rosa, a professora e escritora Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa e a jornalista e escritora Zeni Teresinha Bearzi. A iniciativa foi proposta pelo vereador Carlinhos Magrão (PSDB), e será realizada anualmente, à época da realização da Feira do Livro, que ocorre nesta semana, até o próximo sábado (29).

Além de prestigiar pessoas e entidades com destaque nas áreas cultural e literária no município, a honraria visa honrar o legado da professora e poeta Alba Albarello, uma cidadã que se destacou por sua contribuição às artes e que faleceu em 2021. 

Para Carlinhos Magrão, tanto os homenageados quanto quem dá nome ao certificado são merecedores de todas as homenagens, já que muito fizeram e continuam fazendo pela cultura. “São três pessoas muito importantes para o município, assim como a professora Alba, que faz muita falta, mas, ao mesmo tempo, é motivo de alegria poder homenageá-la através deste certificado que entregamos a vocês, principalmente por estarmos na semana da Feira do Livro, uma data muito especial”, ressaltou o parlamentar.

Citando o ensaísta e poeta Khalil Gibran, que disse que “todo trabalho é vazio, exceto quando há o amor”, o escritor Luiz Ademir da Rosa representou os homenageados na tribuna, iniciou seu discurso agradecendo o reconhecimento ao seu ofício. “Esse título é merecido por que nós procuramos fazer das nossas vidas algo que resulte de bom grado aos outros”, disse, também exaltando a trajetória de Alba Albarello nas artes. “Saberemos honrar essa homenagem, porque a pessoa que lhe dá o nome que carregaremos foi uma pessoa digna do respeito à nossa cidade, foi um exemplo de cultura”, enfatizou.

 

Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação/ Prefeitura de Erechim

 

COMENTÁRIOS