Diocese de Erexim acolhe relíquia de jovem evangelizador na Internet
03/02/2022 10:41 em Erechim

Presidindo missa às 18h30 na festa da Apresentação do Senhor, neste dia 02 de fevereiro, no Santuário Diocesano N. Sra. de Fátima, Dom Adimir Antonio Mazali abençoou velas e entronizou solenemente a relíquia do jovem beato Carlo Acutis, considerado evangelizador na Internet. Após a missa, em procissão, com expressivo número de participantes, a relíquia foi transladada para a igreja São Cristóvão do Bairro do mesmo nome, onde permanecerá exposta para veneração dos fiéis.

A missa foi concelebrada pelo Pe. Anderson Faenello em Curso na Academia Eclesiástica em Roma de férias na região, pelo Pe. Santo Pelisser, de Cascavel em visita a Dom Adimir, e Pe. Antonio Valentini Neto, assessor de comunicação da Diocese, com a participação dos diáconos Leonardo Fávero e Jacir Lichinski, Pe. Lucas André Stein de mestre de cerimônias, acólitos e coroinhas.

No início da missa, na porta do Santuário, Dom Adimir abençoou as velas que os fiéis portavam e seguiu em procissão ao altar. Pe. Anderson, que trouxe a relíquia do Beato Carlo Acutis de Assis na Itália, onde seu corpo foi sepultado, a colocou em lugar de destaque ao lado do altar.

Falando aos participantes da celebração, Dom Adimir ressaltou o Dia da Vida Consagrada, celebrado há 26 anos na festa da Apresentação do Senhor, manifestando gratidão a todos os religiosos e religiosas pelo seu sim a Deus. Destacou o sentido da festa, na qual o Menino Jesus, ao ser apresentado no Templo de Jerusalém por Maria e José foi saudado como luz das nações pelo idoso Simeão e acolhido também pela profetiza Ana, igualmente de idade avançada. Simeão proclamou-se feliz porque Deus lhe deu a graça de ver o Salvador prometido antes de sua morte. A festa iniciou no século IV e, por ser celebrada com a procissão das velas lembrando Cristo Luz das nações, é também chamada de festa das candeias ou da Candelária. Dom Adimir destacou que todo cristão deve ser luz e irradiar a luz de Cristo, tornar-se luz. Para isto, deve viver atitudes de fidelidade a Deus, de generosidade com todos, de solicitude com os mais necessitados. Só é luz quem tem Cristo em sua vida, a exemplo do jovem beato Carlo Acutis. Ele nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 3 de maio de 1991. Alguns meses depois, seus pais se transferiam para Milão, Itália, seu país de origem. Em sua adolescência, foi diagnosticado com leucemia. De profunda fé, declarou: ofereço todo o meu sofrimento ao Senhor pelo Papa e pela Igreja. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006, com apenas 15 anos e cinco meses. Seu processo de canonização foi iniciado em 2013. Foi declarado beato em 10 de outubro de 2018. É considerado apóstolo na Internet. Cultivou imenso amor à Eucaristia, considerando-a autoestrada, via muito rápida para o céu, devoção a Nossa Senhora e grande amor aos pobres. O milagre que possibilitou sua beatificação aconteceu na Paróquia São Sebastião, da Arquidiocese de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde um menino foi curado. Ele sofria o drama do pâncreas anular, anomalia congênita rara. Dom Adimir exortou a todos a imitar o jovem beato e desejou que a relíquia dele na Diocese de Erexim seja motivação para todos buscarem a santidade, de modo especial para jovens e adolescentes.

A procissão para a igreja São Cristóvão e a entronização da relíquia nela

Concluída a missa no Santuário, Dom Adimir, carregando a relíquia do jovem beato Carlo Acutis, os padres, os diáconos e grande parte de seus participantes seguiram em procissão até a igreja São Cristóvão, onde diversas pessoas a aguardavam.

Lá a relíquia foi colocada diante do altar para a veneração de todos. Pe. Anderson fez empolgada reflexão, narrando como conseguiu a relíquia em Assis, Itália, onde esteve em retiro com o grupo da Academia Eclesiástica. O corpo do beato foi lá sepultado por seu pedido em vista de sua grande devoção a São Francisco de Assis. O padre destacou aspectos da vida de Carlo Acutis, em parte referidos por Dom Adimir: seu amor à Eucaristia que considerava o caminho rápido para o céu; sua caridade, com especial amor aos pobres; sua devoção a Nossa Senhora, especialmente nas invocações de Fátima e de Lourdes; sua confiança em Deus, oferecendo-lhe seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja. Motivou a todos a confiar ao jovem beato os jovens, os adolescentes, as famílias e a imitá-lo em suas virtudes.

Depois de minutos em veneração silenciosa, Dom Adimir conduziu a relíquia a seu lugar previamente preparado perto da porta de entrada da igreja.

COMENTÁRIOS