FHSTE amplia Planos de Contingência contra a Covid-19
31/01/2022 14:28 em Saúde

Na manhã desta segunda-feira (31) a direção da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) realizou uma reunião com as gerências assistenciais, para avaliar o impacto no novo cenário da epidemia regional nos serviços hospitalares.

“Estamos verificando pelos indicadores e gráficos que estamos diante de um novo capítulo em virtude da nova cepa Ômicron”, declara o diretor Executivo da Casa de Saúde, Jackson Arpini.

Segundo dados oficiais do Sistema 3 As, do Governo do Estado, todas as 21 regiões estão classificadas em Alerta, em razão dos números expressivos de casos confirmados, aumento nas internações e surgimento, infelizmente, de óbitos.

O Hospital Santa Terezinha adotou medidas pertinentes e necessárias para enfrentamento do novo cenário, com ampliação da ala clínica, passando para 17 leitos e está estruturado, caso seja necessário, o plano de contingência C, para 24 leitos clínicos.

Também começou a prospectar a possibilidade de ampliar a capacidade operacional de leitos de UTI, passando dos atuais 10 para 20 leitos.

Nesse sentido a direção explica que várias medidas precisam ser efetivadas, como reforço nas equipes técnicas, através de contratação emergencial para assistência da Covid, restruturação das alas com equipamentos indispensáveis e reforço nas estruturas de apoio, como insumos, EPIs, higienização, entre outros.

“O novo cenário que surgiu a partir da nova variante, tem mudado os indicadores do mundo, país, estado e também da nossa região, por essa razão e verificando os exemplos, temos que antecipar algumas ações”, disse Arpini.

Atualmente, a FHSTE está com mais de 20 integrantes das equipes técnicas afastados em decorrência da Covid. Além disso, os profissionais estão sobrecarregados porque estão na linha de frente desde meados de 2020 e precisado novamente se adaptarem para prestar a melhor assistência.

“Na R 16 estamos com 32 pacientes internados, sendo oito em UTI (FHSTE e HCE) e 24 em leitos clínicos em Erechim e nos 10 hospitais regionais que possuem leitos habilitados para a Covid. Também estamos verificando a internação de crianças, claro num quantitativo baixo, mas que requer uma atenção especial”, explica o diretor Executivo.

A FHSTE reforçou as equipes técnicas nos finais de semana, para auxiliar na demanda e está atenta aos movimentos impostos pelo novo cenário. Ainda, vale destacar que na terça-feira (01) haverá uma reunião com o prefeito Paulo Polis, para deliberar sobre ações futuras e necessárias para o enfrentamento da epidemia.

Segundo Arpini, o hospital tem avaliado diariamente a demanda do Pronto Atendimento e das internações em decorrência da Covid, bem como afastamento e necessidade de reposição para não prejudicar a assistência, considerando que o Santa é o hospital de referência regional para casos de síndrome respiratória.

“Todas as ações estão sendo adotadas, para minimizar os efeitos do crescimento dos casos ativos, mas chamamos a atenção da população para a relevância dos protocolos de prevenção e para a importância da imunização”, finaliza Jackson Arpini.

 

COMENTÁRIOS