Alto Uruguai: programa para testar e viabilizar usina de etanol
31/01/2022 13:36 em Tecnologia

 

 

Da Redação

regiao@jornalbomdia.com.br 

 

A Emater/RS-Ascar Regional Erechim está lançando um programa alternativo com novas opções de cultivo para os agricultores do Alto Uruguai. Trata-se do programa ‘Sorgo-grão safrinha’, cuja semeadura pode ser feita até o dia 20 de fevereiro deste ano.

Segundo engenheiro agrônomo, Valdir Pedro Zonin, supervisor regional Emater, coordenador do Pró-Etanol/RS, o objetivo deste programa é acompanhar na prática (campo) a produtividade, tolerância e adaptação de algumas cultivares de sorgo-grão de ciclo precoce adaptadas ao período de safrinha.

“A importância deste cultivo alternativo está no fato de que os produtores poderão utilizar a produção para alimentação animal na propriedade, em complementação ou substituição ao milho, bem como para comercialização na modalidade ração animal, já que são materiais com ausência de tanino. Futuramente, este cereal, com elevado teor de amido, será demandado também pelas usinas de etanol na região e estado, a exemplo das usinas do Uruguai, EUA, Canadá e outros países”, explica.

Zonin afirma que o sorgo-grão apresenta uma série de vantagens comparadas com o milho-safrinha, dentre elas, maior tolerância às estiagens; resistência aos ataques de cigarrinhas; baixo custo de produção, utilizando 8 a 12 kg de sementes por hectare; precocidade podendo ser colhido com apenas 105 dias; rotação de culturas.

Mais informações sobre cultivares, manejo, aquisição de sementes, sobre os discos especiais para plantio, podem ser adquiridas nos escritórios municipais da Emater e nas lojas especializadas deste segmento na região.

 

COMENTÁRIOS